Kléber Ventura
2 obra(s) encontrada(s)

Nasceu em 18 de julho de 1950, em Itapipoca - CE. Desenhista,
pintor, gravador e escultor. Estreou com 14 anos de idade em uma coletiva de gravadores no Hall do Teatro de José de Alencar, fez curso de gravura com
Misabel Pedoras. Mais tarde estudou com Hansen Bahia e Marcelo Grassman. Foi premiado pela primeira vez com 15 anos de idade no salão de Abril; Detentor de 33 prêmios e participou de 120 exposições oficiais e catalogadas.
Apresentado pelos maiores críticos nacionais entre eles Walmir Ayala, Roberto Pontual, Henry Laos, entre outros. Participou de muitos movimentos de arte como o 1º Varal de Artes Plásticas do Ceará, fundador da Casa de Cultura Raimundo Cela. Organizou o 1º Salão Histórico da Arte Cearense. Possui quadros em várias coleções da Europa, Japão e Estados Unidos. Nacionalmente conhecido como um dos maiores inovadores da gravura brasileira nos anos 70, citado em varias publicações sobre artes plásticas, entre elas a revista Vozes sobre o tema " Arte no Brasil" no livro de André Pide - " Gravuras de Gravadores Brasileiros " e verbeta do " Dicionario de Artes Plásticas do Brasil " de Roberto Pontual, do anuário do Ceará, e o Salão de Abris de Estrigas.