Flávio de Carvalho
6 obra(s) encontrada(s)

RJ - 1899 - SP - 1973.
 
Engenheiro, arquiteto, pintor, desenhista, cenógrafo, decorador, escritor, teatrólogo.
1900 - Mudou-se com a família para São Paulo.
1911 - Foi estudar em Paris.
1914 - Começou seus estudos na Inglaterra.
1918 - Em Newcastle, iniciou o curso de Engenharia Civil no Armstrong College da Universidade de Durham e ao mesmo tempo estudou no curso noturno de artes da “King Edward”, the Seventh School of Fine Arts.
1922 - Concluiu o curso de engenharia e retornando para São Paulo, onde chegou logo após a realização da Semana de Arte Moderna. Desenvolveu atividades em várias áreas artísticas e intelectuais, frequentemente de forma inovadora e provocativa.
1927 - Participou de concursos públicos de arquitetura, como para o Palácio do Governo do Estado de São Paulo, e, embora não tenha sido vencedor em nenhum deles, seus projetos são considerados pioneiros da arquitetura moderna no país.
1931- Realizou o polêmico evento “Experiência nº 2”, em que caminhou com boné na cabeça, de forma desafiadora, em sentido contrário ao de uma procissão de Corpus Christi e foi bastante hostilizado.
1932 - Abriu um ateliê, onde fundou o Clube dos Artistas Modernos - CAM, com Antonio Gomide , Di Cavalcanti  e Carlos Prado.
1933 - Criou o “Teatro da Experiência” e encenou o “Bailado do Deus Morto” - espetáculo de teatro-dança com estética inovadora, criou a cenografia e figurino; os artistas, em sua maioria, eram negros.
1934 - Realizou a sua primeira exposição individual. A mostra foi fechada pela polícia por atentado ao pudor, e reaberta alguns dias depois, por ordem judicial.
1947 -  Realizou os desenhos da “Série Trágica”, em que registra a morte da própria mãe.
1956 - Publicou uma série de artigos sobre moda, arquitetura e urbanismo, na coluna “Casa, Homem, Paisagem” no Diário de São Paulo e causou escândalo em passeata pelo centro da cidade de São Paulo com o New Look, um traje tropical masculino por ele desenvolvido e que consistia de saia e blusa de mangas curtas e folgadas.
Suas obras são muito apreciadas e valiosas, causando grande disputa nos leilões de arte.