Artista: Estilo: Técnica: Tamanho:

Tarsila do Amaral

Capivari/SP- 1886

Pintora, desenhista.
1916 - Estudou escultura com William Zadig e com Mantovani, na capital paulista. No ano seguinte teve aulas de pintura e desenho com Pedro Alexandrino, onde conheceu Anita Malfatti. Ambas tiveram aulas com o pintor Georg Elpons.
1920- Viajou para Paris e estudou na Académie Julian e com Émile Renard.
1922 – Retornou ao Brasil, em São Paulo, o Grupo dos Cinco, com Anita Malfatti, Mário de Andrade, Menotti del Picchia e Oswald de Andrade.
1923 - Novamente em Paris, frequentou o ateliê de André Lhote, Albert Gleizes e Fernand Léger. Entrou em contato como o poeta Blaise Cendrars, que a apresentou a Constantin Brancusi, Vollard, Jean Cocteau, Erik Satie, entre outros. No ano seguinte, já no Brasil, com Oswald de Andrade, Olívia Guedes Penteado, Mário de Andrade e outros, acompanhou o poeta Blaise Cendrars em viagem às cidades históricas de Minas Gerais. Realizou uma série de trabalhos baseados em esboços feitos durante a viagem. Nesse período, inicia a chamada fase pau-brasil, em que mergulha na temática nacional.
1925 -  Ilustrou o livro de poemas Pau-Brasil, de Oswald de Andrade, publicado em Paris.
1928 - Pintou Abaporu, tela que inspira o movimento antropofágico, desencadeado por Oswald de Andrade e Raul Bopp.
1933-  Após viagem à União Soviética, iniciou uma fase voltada para temas sociais com as obras Operários e 2ª Classe.
1936 -  Colaborou como cronista de arte no Diário de São Paulo.
1954 - A convite da Comissão do IV Centenário de São Paulo fez, o painel Procissão do Santíssimo.
1956 - Entregou O Batizado de Macunaíma, sobre a obra de Mário de Andrade, para a Livraria Martins Editora. A retrospectiva Tarsila: 50 Anos de Pintura, organizada pela crítica de arte Aracy Amaral e apresentada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ) e no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), ajudou a consolidar a importância da artista.

 

 

Rua Bahia, 871 - Higienópolis - São Paulo - SP - Brasil - CEP: 01244-001 - Tel: +55 (11) 3661-9595 ou +55 (11) 3825-2409